terça-feira, janeiro 28, 2003

Ontem fui um anjo. Ou então tive um ao meu lado quando fui ao frio e cinzento supermercado.
As pessoas me olhavam com uma intensidade diferente, chegando a me deixar constrangida. Cheguei a pensar que dessa vez tinha exagerado na maneira estranha de me vestir, e que por causa da grande quantidade de estrangeiros circulando pela cidade nesses dias do Fórum Social, estava sendo confundida com um deles - estranha atração exercida pelo diferente... somos capazes de mudar de direção, tomar outro caminho só pra ver se conseguimos furtar algumas palavras proferidas em outro idioma qualquer.
Rapidamente percebi que não se tratava disso. Enquanto caminhava normalmente entre as frutas e verduras, notei que alguns carrinhos que passavam tinham aquelas cadeirinhas pra bebês. Toda vez que eu chegava perto de algum - assim, por acaso, enquanto escolhia ameixas ou bananas - a criança começava a me encarar com uma expressão muito tranquila, às vezes até sorria, ou estendia as mãos. Isso se repetia pelos corredores. Algumas crianças até se esticavam na cadeirinha enquanto eu passava.
Não pude evitar a analogia mais do que óbvia com um filme, em que um anjo passava pelos corredores de um hospital e chamava a atenção de todas as crianças.
Talvez tenha sido só a minha combinação de cores, por muito menos as pessoas costumam julgar umas às outras. Quanto às crianças, justamente as cores podem ter chamado a atenção da sua inocência...
Só sei que gostei de brincar de ser anjo....

Nenhum comentário: