quarta-feira, maio 11, 2005

Uso muito lápis.

Vejo no lápis a insegurança de quem se vê disposto a, qualquer dia, desfazer o já feito.

O lápis está na incerteza, no não-definitivo, na falta de convicção.

Pode ser para alguém sinal de cautela, precaução, talvez até cuidado com aparência. Para mim não. Em mim, reflete o medo de assumir a efemeridade de cada momento, de cada gesto, da própria vida. Do outro lado da mesma moeda, o medo de assumir que cada gesto, cada momento na sua finitude é absoluta e irremediavelmente definitivo.

É o mesmo medo que me leva a ler tudo como se fizesse uma primeira leitura de uma série de repetições. Cada página como se fosse repetir-se infinitamente. Uma leitura que não é a leitura em si, mas o ensaio da futura leitura que tornará a acontecer e, no entanto, nunca acontecerá.

É este o mecanismo que me permite soltar o ar e desparalisar do medo.

O medo do definitivo.

Estou curtindo os comentários...

2 comentários:

Vicente disse...

amarro meus momentos trançados, como cadarço..
ancóro meu viver, fujo do alto-mar..
porque essa transitoriedade me apavora,
e nem a robustez do meu rosto pára o tempo.
Fico sempre atrás de um muro,
e as balas perdidas, todas de hortelã,
passam sem perdão, rasgando os dias.
Critico antes de engolir, analiso.
O grafite desse teu lápis riscou,
na superfície de um lago,
palavras que não descrevem a neve
se derretendo no topo da montanha..
nem descrevem um sol, todo amarelo.
Palavras que me mostram esse algo
que sai do fogo do sol e acende
a água que se escondera na neve.

Montanha disse...

daí mana! dá vergonha de postar aqui. não sei escrever nada como essas pessoas. só sei que nosso pai sempre me disse: "quando alguém lhe der um documento pra assinar e disser que não é necessário ler, assine com um lápis." mas deixa eu te dizer o que penso, escrever com lápis? pra mim é escrever com um lápis! insegurança? acho que não. sei lá, depende da pessoa. eu normalmente escrevo com o que eu tenho nas mãos, seja lá o que for! lápis? caneta? basta saber do que se está escrevendo ou pensando que a insegurança vai embora. isso não é fácil, mas cabeças pensantes fazem isso... tu pode fazer!
valeu!
beijão e até sábado ou domingo!
Nico